A agricultura familiar é tema de uma coleção especial de selos, lançada pela Empresa Brasileira de Correios, no início desta semana, em homenagem ao Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF). São 900 mil exemplares que, em pares, formam desenhos que retraram o trabalho dos agricultores.

As imagens também destacam elementos da agricultura familiar, como horta, rio, trator, animais domésticos e ferramentas. A forte presença da mulher no setor também é lembrada com vários desenhos que fazem referência a ela. A arte é de Isa Frantz, que usou uma técnica de pintura com tinta acrílica e nanquim.

O representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, acredita que é algo muito especial ter um selo. Segundo ele, a ideia foi promover e dar a maior visibilidade possível para o Ano Internacional da Agricultura Familiar.

“A agricultura familiar tem mais de 500 milhões de pessoas envolvidas em todo o mundo e no Brasil representa pelo menos 70% dos alimentos que a população consome. É fundamental ver a agricultura familiar não só como uma atividade produtiva, mas, também, em todos os seus aspectos culturais de reprodução de uma forma de vida, de uma visão de mundo”, afirma.

Os selos podem ser comprados nas agências dos Correios, na loja virtual e na Central de Vendas a Distância.

*Com informações do MDA