Evento de entrega de geladeiras e lâmpadas econômicas à população de baixa renda teve participação de integrantes de partidos políticos em Prados
Mais uma vez o programa Energia Inteligente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) é alvo de denúncias. Em 2011, investigações revelaram a contratação de integrantes de partidos políticos para realizar as ações do programa que visa promover o uso consciente e eficaz da energia elétrica no Estado. O caso inclusive motivou audiências públicas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Mas, desta vez, imagens enviadas ao portal Minas Livre revelam a presença de políticos e correligionários do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), em um evento de entrega de geladeiras e lâmpadas econômicas à população de baixa renda em Prados, na região central de Minas Gerais. Além disso, cavaletes de candidatos do partido também aparecem nas fotografias.
Uma dessas pessoas seria o vice-presidente do diretório do PSDB em Prados e ex-vice-prefeito do município, Ari Eustáquio da Costa. Ele admitiu ter participado do evento realizado na cidade no último dia 11 de setembro, mas garantiu que esteve lá como funcionário da Spec Planejamento, Consultoria e Engenharia, empresa que presta serviço de gestão, acompanhamento e fiscalização das empresas executoras do Programa de Eficiência Energética da Cemig.
Ele explicou ainda que a Spec foi responsável por organizar a entrega de 60 geladeiras aos moradores de Prados e garantiu que não houve nenhuma ação de campanha política durante o evento. "Eu trabalho para a campanha do Aécio Neves, do Pimenta da Veiga e do Antônio Anastasia, mas faço isso durante a noite e nos finais de semana, nunca em serviço".
Além dele, o vereador Cristiano Augusto Dantas (PSDB) também foi fotografado durante o evento. Ele estaria dirigindo um caminhão de entrega com algumas geladeiras, mas explicou que faz carretos na cidade e que teria sido contratado por algumas famílias beneficiadas pelo programa para transportar os equipamentos. "Eu faço carreto na cidade e o pessoal beneficiário me contratou pra fazer o carreto até a casa deles". Ele garantiu ainda que não viu nenhum candidato ou correligionário do partido fazendo campanha eleitoral no evento.
Em nota, a Cemig informou que há mais de dez anos realiza programas de eficiência energética no Estado e explicou que entre ações previstas estão a troca de equipamentos obsoletos. Ainda conforme a Companhia, não há interrupção durante o período eleitoral e os clientes beneficiados pelo programa são "selecionados dentre aqueles atendidos pela Tarifa Social, e todos os equipamentos utilizados na substituição são adquiridos por meio de processo de licitação, bem como as empresas que fazem essa substituição".
A estatal não informou, no entanto, qual seria a empresa responsável pela entrega das geladeiras na ação realizada em Prados e, questionada sobre a Spec, informou apenas que a empresa presta serviço para a Cemig desde julho do ano passado, quando o contrato com a Embraser foi encerrado. Informou ainda que a Spec foi contratada porque ficou em terceiro lugar no processo de licitação realizado em 2011.
Em relação à participação de políticos no evento, a estatal não se pronunciou e, após insistência do portal Minas Livre, informou que "a empresa não vai mais comentar sobre esse assunto".
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) também foi procurado, mas informou que só se pronuncia sobre casos concretos e que o fato relatado pode ser denunciado ao órgão para posterior investigação.
Coincidência
Coincidência ou não, Ari Eustáquio da Costa também trabalhava na Embraser e deixou a empresa este ano para atuar na Spec. Entretanto, questionado sobre como e quando se deu o processo de transição entre os dois empregos, o vice-presidente do PSDB em Prados desligou o telefone.
Uma lista ao qual o portal Minas Livre teve acesso aponta ainda o nome de outros 78 políticos e assessores vinculados ao PSDB entre os contratados pela Embraser. O levantamento é de julho deste ano e os funcionários atuariam nas cidades de Prados, São João Del Rei e Tiradentes.
Geladeira 1Vereador Cristiano Dantas utilizou seu caminhão para levar geladeiras até a residência das famílias beneficiadas (Foto: Divulgação)
Geladeiras 1
Segundo o vice-presidente do PSDB em Prados, Ari Eustáquio 60 geladeiras foram entregues na cidade (Foto: Divulgação)
Geladeira 12
Ari Eustáquio aparece de costas e usando uma camisa amarela logo atrás do caminhão carregado com geladeiras (Foto: Divulgação)