Nos dias 18 e 19 de maio, acontecerá em Belo Horizonte o Encontro Mineiro de Comunicadores organizado pelo comitê mineiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. O encontro dá continuidade a uma série de iniciativas realizadas em 2016 pelo comitê em prol da mídia pública mineira e é também uma etapa prévia da mobilização nacional em torno do 3° Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de maio em Brasília.

Em setembro de 2016 a lei estadual que cria a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), a partir da fusão entre a Rede Minas e a rádio Inconfidência, estabeleceu que o Conselho Estadual de Comunicação, ainda a ser criado, teria a responsabilidade de aprovar um Plano Estadual de Comunicação que orientaria a política global de comunicação social do Estado. Tal plano atualmente só existe na Bahia, mas é de suma importância para estabelecer metas e transparência na distribuição da verba pública de publicidade, incentivar a produção independente de comunicadores no Estado ou ainda fortalecer o caráter público, plural e democrático da EMC. Após a aprovação da lei, e compromisso feito pelo próprio governador em outubro do mesmo ano, nenhuma disposição foi tomada pelo Governo nesse sentido.

Por outro lado, desde a destituição da Presidenta Dilma Rousseff, a atuação partidária das grandes mídias na promoção das reformas antissociais do atual governo e na criminalização dos movimentos sociais que lutam contra tais medidas, se torna ainda mais urgente debater os rumos da comunicação e a construção da contra-narrativa popular. Nesse sentido o FNDC-MG promoveu em dezembro um curso para capacitação de comunicadores populares e pretende com esse encontro contribuir no fortalecimento das iniciativas locais e das redes no Estado.

O intuito é reunir os comunicadores populares e os atores mineiros da mídia democrática para construir uma agenda de mobilização e articulação política para o próximo ano. Os participantes serão convidados a contribuir em torno de dois eixos principais: a implementação de um plano Estadual de Comunicação e a potencialização da comunicação popular em Minas.

Em seguida, as contribuições serão sistematizadas e compiladas com o intuito de construir uma proposta coletiva de articulação entre movimentos e de pressão perante o Governo.

O Encontro acontecerá na Escola do Legislativo da ALMG (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho) no dias 18, a partir das 14h, e no dia 19 de maio das 9h às 17h.

Link da programação completa

Link do evento no Facebook