O Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária, que começou na próxima sexta-feira (6), promoverá uma conferência com o objetivo de ampliar o debate sobre alimentação saudável e a luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pela reforma agrária popular.

A conferência “Silvino Gouveia: Alimentar e um ato político” acontecerá a partir de 9h30 de sábado (7), na Serraria Souza Pinto. Participarão do debate a chef do Bar da Dona Onça, Janaína Rueda, a integrante do MST, Débora Nunes, e o ex ministro da saúde, Alexandre Padilha, além da professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Irene Cardoso.

Segundo Esther Hoffmann, da direção nacional do MST, "a conferência tem como objetivo expor as contradições do modelo de produção do agronegócio e todos os males que este produz para a humanidade, como a crescente escalada de doenças ligadas à alimentação no contexto mundial".

Silvino Gouveia

Silvino Nunes Gouveia era dirigente do MST no Vale do Rio Doce e, no início deste ano, foi brutalmente assassinado com dez tiros no município de Periquito. Ele morava próximo ao Assentamento Liberdade e o crime ocorreu a 50 metros da casa do trabalhador, que morava sozinho.

Silvino tinha 53 anos e trabalhava com agricultura e criação de animais. O local onde ele morava faz divisa com o assentamento e estava em processo de regularização pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária

Com o lema "Alimentar a luta, cultivar a arte!", o circuito teve início no dia 2 de setembro e está percorrendo várias cidades mineiras, como Governador Valadares, Montes Claros e Alfenas.

Em Belo Horizonte, o evento teve início nessa sexta-feira (6) e vai até domingo (8), na Serraria Souza Pinto. Além da conferência, o circuto tem também apresentações musicais, teatro, cinema, capoeira, sarau de poesia, mostras fotográficas e venda de alimentos sem agrotóxicos.

Confira a programação abaixo:

 

06|10 - Sexta-feira
10h Abertura da Feira de Alimentação Saudável Cidona
12h Cantoria
14h Mostra Sem Terra
17h30 Folia dos Reis
18h Ato político de abertura Festival
19h Abertura do palco Vander Lee
20h Zé Mulato e Cassiano
21h Wilson Dias

07|10 – Sábado
8h Feira de Alimentação Saudável Cidona
09h30 Conferência Alimentação Saudável Silvino Gouveia Lançamento ENA
12h Cantoria
13h15 João Bá e Fernando Guimarães
14h15 Zé Pinto
15h Mostra Sem Terra
19h30 Titane
21h15 Aline Calixto
23h Flávio Renegado

08|10 – Domingo
07h Café coletivo com Mesa de Thereza
8h Feira de Alimentação Saudável Cidona
09h30 Rubinho do Vale e Intervenção Sem Terrinhas
10h30 Meninas de Sinhá
12h15 Cantadeiras
13h15 Pedro Boi
14h15 Roda de Capoeira
16h30 Pereira da Viola
18h Sérgio Pererê