O IDEA em Pauta é um Festival Transversal mensal a ser realizado em cinco edições entre maio e setembro de 2018. Os eventos giram em torno de um assunto pré-estabelecido: questões intimamente relacionadas a temas urgentes e caros ao cotidiano contemporâneo. Haverá, em cada edição, uma mesa de debates com figuras de reconhecido envolvimento com as temáticas tratadas. A mesa acontecerá na IDEA Casa de Cultura, em seguida haverá shows musicais com artistas cujo trabalho perpassa o universo dos assuntos abordados. Os shows acontecerão n’A Autêntica, uma das principais casas de show da capital mineira.

A mesa de debates da 1ª edição terá como tema Cultura Negra - Resistência e Horizontes. O debate, mediado pelo artista mineiro Sérgio Pererê, terá como ponto de partida a trajetória de grandes personagens que abrem, a partir de sua atuação em sua respectiva área, novos horizontes e caminhos de realização prática nos mais diversos campos: educação, política, empreendedorismo, artes, entre outras. Participarão da mesa, ainda, a vereadora e cientista social Áurea Carolina, a dramaturga, acadêmica e Rainha do Congo do Rosário do Jatobá, Leda Martins, e o artista e jornalista Roger Deff, integrante da banda de hip-hop Julgamento.

A casa de shows A Autêntica receberá os shows de Juçara Marçal (SP), apresentando seu elogiado álbum "Encarnado", e Bala da Palavra, que reúne clássicos da MPB arranjados e reinterpretados à luz do diálogo entre o RAP e a percussão afro-brasileira.

IDEA em Pauta - Cultura Negra - Resistência e Horizontes
Quando: 
18 de maio, das 22h às 2h
Onde: Idea Casa de Cultura (Rua Bernardo Guimarães, 1200)
Ingressos: R$25 (antecipado) / R$30 (na porta) - Venda Antecipada n' A Autêntica de segunda à sexta, de 08h às 18h, ou na Sympla: www.sympla.com.br/aautentica