contatoFacebookTwitter

Mundo do Trabalho

10/08/2017
CUT/MG realiza Encontro do Coletivo Estadual de Formação
por Rogério Hilário - CUT Minas
Foto: CUT/Divulgação

Com secretários de Formação e representantes de todos os ramos, a Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) está realizando, na Escola Sindical 7 de Outubro, em Belo Horizonte, o Encontro do Coletivo Estadual de Formação. A atividade, que começou nesta terça-feira (8) e termina nesta quarta (9).

A atividade, que marca o 30° aniversário da Escola Sindical, visa desenvolver temas relacionados à formação da classe trabalhadora brasileira e à construção da CUT, como instrumento de luta de trabalhadoras e trabalhadores pela defesa dos direitos e da democracia, na perspectiva do socialismo. Tais temas são indispensáveis para fortalecer a importância do projeto político-formativo do sindicalismo CUTista diante da atual ofensiva neoliberal.

O Encontro busca também dar continuidade ao planejamento coletivo das ações da Secretaria Estadual de Formação, a partir da demanda dos sindicatos, federações e CUTs Regionais e do processo de implementação dos programas formativos do Plano Nacional de Formação da CUT.

Coordenado pelo secretário de Formação da CUT/MG, Gilmar de Souza Pinto, que teve o apoio de Sílvia De Martin e Emanoel José Mendonça Sobrinho, da equipe de Formação da Escola Sindical, o Encontro teve como atividade inicial um debate sobre o Histórico do Movimento Sindical. Foram citados e discutidos, entre outros temas e pautas, a Revolução Russa, a primeira greve geral do Brasil, marco da organização sindical no país; a transição da República Velha para a Nova; Canudos (Antônio Conselheiro); o massacre de Ipatinga; o golpe militar de 1964; as criações da CLT, do modelo sindical atrelado ao Estado, do PT, e da União dos Trabalhadores do Ensino (UTE); a realização do Conclat e a construção da CUT; a ascensão do neoliberalismo; e a eleição de Lula.

O coordenador-geral Adilson Pereira dos Santos, como já havia feito na 14ª Plenária Estatutária da CUT/MG, apresentou a Campanha de Revitalização e Atualização da Escola Sindical 7 de Outubro, que terá, entre outros itens, reformas nas salas e no hotel e melhoras na acessibilidade. Adilson dos Santos, que recebeu o apoio dos dirigentes presentes no Encontro, destacou a importância da Escola no Plano de Formação Nacional  da CUT e para os movimentos sociais.

Comentários

Encontre-nos

  • Belo Horizonte - Minas Gerais
Receba Nossa Newsletter